FESTA DA FRANCOFONIA


FESTA DA FRANCOFONIA

SOBRE A FRANCOFONIA

O Dia Internacional da Francofonia é uma celebração mundial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que acontece no dia 20 de março de cada ano.

Este evento foi criado em 1988 como uma forma de os 70 estados e governos da Organização Internacional da Francofonia (OIF) celebrarem o seu elo comum – a língua francesa – bem como a sua diversidade.

Este dia dedicado à língua francesa, que reúne 220 milhões de falantes, é uma oportunidade para os francófonos de todo o mundo celebrarem a sua solidariedade e o desejo de viver juntos, nas suas diferenças e na sua diversidade, partilhando assim os valores da Francofonia.

A data escolhida para esta celebração é o aniversário da criação da primeira organização francófona, a Agência de Cooperação Cultural e Técnica, na Conferência de Niamey em 19701.

SOBRE A FESTA

Em Portugal, este ano, os países organizadores da Festa da Francofonia são 14 e situam-se em 3 continentes: Andorra, Argentina, Bélgica, Canadá, Costa do Marfim, Egipto, França, Geórgia, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Senegal e Tunísia. São estes países que com a participação activa e empreendedora das escolas, associações, universidades e a rede das Alliances françaises no país, fazem deste o verdadeiro mês da Francofonia.

FESTA DA FRANCOFONIA NA ALLIANCE FRANÇAISE DE PORTO – 16 DE MARÇO