fbpx

Lisboa Capital Verde Europeia


Lisboa Capital Verde Europeia

Lisboa Capital Verde Europeia

Lisboa Capital Verde Europeia 2020

A 21 de Junho de 2018 Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020.
A distinção, que resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visam avaliar a sustentabilidade na cidade, foi anunciada pelo Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.

Este é o reconhecimento do trabalho que Lisboa tem vindo a desenvolver durante a última década no sentido de uma cidade mais verde e amiga das pessoas. É a primeira vez que uma capital do Sul da Europa conquista esta distinção.

Lisboa é uma cidade comprometida com o futuro

Sob o mote “evoluir” Lisboa compromete-se com medidas ambientais que tornarão a capital portuguesa ainda mais sustentável.
A Câmara de Lisboa traçou um conjunto de compromissos para atingir durante a próxima década nomeadamente:

  • Redução de 60% nas emissões de carbono (até 2030),
  • 27% dos telhados com melhor potencial solar equipados com painéis solares
  • Mais 40% de oferta de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa

A Cerimónia de Abertura está marcada para sábado, dia 11 de janeiro no Parque Eduardo VII com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

No âmbito da Capital Verde Europeia 2020, estão previstas em Lisboa, várias iniciativas, como exposições temáticas que abordam questões como as alterações climáticas, a reciclagem, a natureza e a biodiversidade, a água ou a energia e a luz.

Conheça a programação completa em: https://lisboagreencapital2020.com/categoria/eventos/