fbpx


A carregar Eventos

Festa do Cinema Francês

3 Outubro - 8 Novembro

Festa do Cinema Francês

Festa do Cinema Francês – 20ª Edição

A 20ª Festa do Cinema Francês (FCF) vai percorrer 8 cidades portuguesas: Lisboa, Setúbal, Almada, Coimbra, Porto, Leiria, Portimão e Beja de 3 de outubro a 8 de novembro para celebrar a criação cinematográfica francesa e a sua cada vez maior diversidade.

A FCF é organizada pela Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a SERENA Productions, com a colaboração local da rede das Alliances Françaises, e em parceria com UniFrance Films, as Câmaras Municipais e salas das cidades onde se instala.

Desde sempre, as ANTESTREIAS são o momento alto da programação da FCF. Com uma selecção de vinte e dois filmes, representam um encontro muito esperado e privilegiado com a mais recente produção cinematográfica francesa e os seus criadores e atores. Este ano, contamos com a presença de mais de vinte convidados de prestígio!

Esta 20ª edição é também um momento para rever grandes clássicos. Em parceria com a Cinemateca Portuguesa, prestaremos HOMENAGEM à única e maravilhosa Agnès Varda com uma seleção dos seus filmes, inclusive o seu último “Varda par Agnès”. Este parceiro essencial apresentará igualmente uma RETROSPECTIVA dedicada à grande figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant.

Para OS 20 ANOS DA FESTA, olhamos para trás com ternura para redescobrir 10 filmes que marcaram a história do festival.
Em parceria com a ACID (Associação pela Difusão do Cinema Independente), a FCF promove a descoberta de 4 filmes, tesouros do cinema independente que foram apresentados no Festival de Cannes este ano.

A FCF cria um verdadeiro espaço de diálogo com os realizadores dos filmes a exibir com ENCONTROS E MASTERCLASSES, abertos ao público, elaborados em parceria com as escolas de cinema e as universidades portuguesas.

Estamos também à espera de miúdos e graúdos com uma secção de filmes PARA OS MAIS JOVENS e a organização de sessões escolares em todas as cidades.