fbpx

Estadias Linguísticas – Mais Informações


PARA MAIS INFORMAÇÕES

Numa época de grandes mudanças, em que a formação e a mobilidade se tornaram essenciais, a aprendizagem do francês constitui uma porta aberta para novos horizontes profissionais e uma dinâmica de acesso a um mundo em que as trocas internacionais e interculturais não param de crescer.

A rede cultural da França em Portugal propõe, há já alguns anos, a todos os que falam ou estão a aprender francês, um serviço de estadias linguísticas que complementa a formação linguística adquirida em Portugal.
Atualmente, colaboramos com vários Centros reconhecidos pela sua seriedade no acolhimento de estudantes estrangeiros, de modo a oferecer-lhes um serviço de qualidade com base em duas chaves de sucesso: experiência e atenção personalizada de modo a encontrar um programa à sua medida.

ACOMPANHAMENTO PERMANENTE

ANTES DA SUA VIAGEM

  • Realizamos uma seleção exigente dos Centros que lhe oferecemos, que serão sempre Alliances Françaises ou outros centros reconhecidos e de prestígio internacional.
  • Visitamos e supervisionamos cada Centro antes de o incluir no nosso catálogo.
  • Mantemos relações ao longo do ano com os Centros e comunicamos-lhes as nossas sugestões de modo a prestarem um melhor serviço.

AO DECIDIR VIAJAR

  • Orientamo-lo com total imparcialidade na escolha do seu destino.
  • Gerimos e tratamos da sua matrícula no centro escolhido.
  • Acompanhamos a parte administrativa desde a sua inscrição até ao seu regresso.
  • Disponibilizamos informação sobre a sua cidade de destino.

DURANTE A SUA ESTADIA

  • Damos-lhe um seguro de viagem incluído no preço.
  • Facultamos-lhe uma assistência telefónica de emergência 24h (ajuda em caso de problema pessoal, transmissão de mensagens urgentes, avisar as famílias)
  • Mantemos o contacto permanente com os Centros para solucionar qualquer problema que possa surgir. Se surgir algum problema ou dúvida relativamente ao curso, alojamento, atividades, etc., os responsáveis dos Centros estão também à sua disposição para o ajudar. As reclamações devem ser apresentadas por escrito à Alliance Française no prazo máximo de 30 dias após a ocorrência dos fatos. Passado este prazo, nenhuma reclamação poderá ser aceite.

NO REGRESSO

  • Solicitamos a sua opinião para poder melhorar a nossa oferta para o próximo ano.
  • Ajudamos-lhe em continuar a estudar o francês em Portugal, de maneira a tirar o máximo proveito da sua estadia.
  • Mantemos-lhe informado ao longo do ano sobre as nossas atividades e sobre as estadias linguísticas mediante o nosso catálogo.
CENTROS

Foram selecionados 10 centros pelas ótimas técnicas de ensino que possuem e pelos seus professores altamente qualifica­dos. Os centros, espalhados pelo território francês, organizam estadias para adultos [a partir dos 16 anos em certos casos] bem como para jovens (dos 12 aos 17 anos].

PEDAGOGIA

A Alliance Française procura proporcionar-lhe o melhor acompanhamento pedagógico. O nível do estudante é determinado pelos professores do Centro. O número de alunos por grupo e o horário são meramente indicativos e podem variar em função do nível de francês do participante.

CERTIFICADOS

Em todos os centros é distribuído um certificado de presença e aproveitamento aos participantes que o solicitarem. Em alguns dos centros, o aluno pode apresentar-se, caso o desejar e se o seu nível o permitir, aos exames nacionais [DELF-DALF) e efetuar o teste de conhecimento de francês [TCF).

ALOJAMENTO

EM FAMÍLIA

Aprende-se mais, já que o aluno se vê obrigado a esforçar-se, ganhando fluidez e experiência, e descobrindo os costumes e modos de vida do país. Em alguns casos, o quarto é partilhado com mais um ou dois alunos, o que além de ser enriquecedor, obriga também a comunicar apenas em francês.

As famílias de acolhimento podem alojar mais do que um estudante, sempre e quando as condições da casa o permitirem. Em alguns casos, se não for possível evitá-lo, um participante poderá conviver com outro estudante luso-falante na mesma família. Par razões de cortesia óbvias, o participante deverá entrar em contacto com os seus anfitriões para se apresentar e informá-los da sua chegada.

EM RESIDÊNCIA

Convive-se com outros alunos, tanto portugueses como de outras nacionalidades. Trata-se de residências de escolas secundárias e de campus universitários.

Qualquer reserva de alojamento [familiar ou residencial] não confirmada uma semana antes do início do programa poderá ser anulada pela organização sem aviso prévio.

VIAGEM

A viagem é da inteira responsabilidade dos pais dos jovens e dos adultos. Não nos responsabilizamos pela viagem anterior e posterior à estadia.

SEGURO

Todos os programas incluem no preço um seguro de viagem para estadias até 31 dias. Se a sua estadia for superior a este prazo, será efetuado um contrato em função da duração da estadia.

DISPONIBILIDADE

Visto existirem limitações de lugares nos Centros e alojamentos, aconselhamos a efetuar a reserva o mais breve possível. No caso de a sua reserva não poder ser efetuada por algum motivo, propor-lhe-emos outra opção, sempre que possível. Poderá aceitá-la com as alterações de condições e de preços, ou decidir cancelar a sua estadia sem qualquer custo adicional.

DOCUMENTOS PARA A SUA ESTADIA

Para viajar, os alunos portugueses menores de idade devem ter em sua posse o passaporte, o Cartão de Cidadão e a autorização dos pais. Os portugueses maiores de 18 anos podem viajar para França apenas com o Cartão de Cidadão. A nível sanitário, os participantes deverão viajar com o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Este documento assegura a prestação de cuidados de saúde quando beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça se deslocam temporariamente neste espaço. Pode obter o CESD:

• Em Portugal Continental, junto do centro distrital de segurança social [ou caixa de previdência) onde reside ou para onde são canalizadas as suas contribuições, bem como nos seus serviços locais e Lojas do Cidadão;

• Nas Regiões Autónomas, junto dos serviços dos Centros de Prestações Pecuniárias, quanto à Região Autónoma dos Açores, e nos serviços do Centro de Segurança Social da Madeira, quanta a Região Autónoma da Madeira;

• Junto do subsistema de saúde [instituição responsável pela proteção na doença, por exemplo, ADSE, etc …);

• Os beneficiários do regime geral de segurança social podem ainda solicitar o cartão por correio eletrónico. No site da Segurança Social (www.seg-social.pt) encontra o endereço eletrónico de todos os centros distritais. O CESD, uma vez emitido, é enviado por via postal para o domicílio do titular.

Para mais informações, consulte:
Segurança Social – http://www.seg-social.pt/
Direcção-Geral de Saúde – http://www.dgs.pt
Comissão Europeia – Cartão Europeu de Segura de Doença.

 

CONDIÇÕES GERAIS

 

INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser efetuadas por correio, mail ou pessoalmente em qualquer escola da rede Alliance Française de Portugal até 20 dias antes do início do curso, sujeito à disponibilidade de vagas. Dado o número reduzido de vagas, os pedidos de inscrição serão processados por ordem de receção, dando-se prioridade aos pedidos recebidos em primeiro lugar.

 

PEDIDO DE INSCRIÇÃO

Com o pedido de inscrição devem ser preenchidas e entregues as fichas de inscrição relativas à estadia escolhida de acordo com o modelo disponibilizado por parte da Alliance Française e assinadas as presentes Condições Gerais.

A inscrição de estudantes menores de 18 anos só é aceite quando a ficha de inscrição e as Condições Gerais sejam assinadas pelo respetivo encarregado de educação ou tutor.

No caso de não ser possível a inscrição (incluindo, mas não limitando no caso de programa esgotado ou cancelado, tipo de alojamento escolhido não disponível), a Alliance Française ou a escola da rede Alliance Française onde o aluno tenha procedido à respetiva inscrição avisará de imediato o aluno, propondo novas alternativas.

 

PRÉ-RESERVA E INSCRIÇÃO DEFINITIVA

Após a confirmação da disponibilidade do curso pretendido por parte da Alliance Française, esta avisará de imediato o aluno, passando este a dispor, de uma pré-reserva válida até 15 dias antes do início do programa para formalizar a sua inscrição.

Caso durante esse prazo não seja efetuada a inscrição definitiva, a Alliance Française reserva-se o direito de dispor da vaga, aplicando para o efeito as regas de cancelamento. A inscrição do aluno será considerada definitiva, uma vez realizado o pagamento da totalidade montante do programa. Entregando-lhe a Alliance Française, até ao último dia útil antes da partida, a documentação relativa à estadia escolhida.

 

PREÇO

Os preços encontram-se fixados no catálogo das estadias linguísticas e estão expressos em euros e por aluno, e não incluem IVA à taxa legal em vigor.

O preço varia consoante o tipo de curso, a duração, o centro colaborador e o tipo de alojamento.

Os preços dos cursos podem sofrer ajustes ou alterações quando as condições do mercado o justifiquem. Sempre que se verifique uma alteração substancial do preço do curso escolhido, o aluno será informado e convidado, dentro do prazo que lhe for fixado, a aceitar o aumento ou a anular a sua inscrição. Em caso de anulação da inscrição serão reembolsadas todas as quantias pagas.

O preço inclui o curso selecionado, material de apoio ao estudo facultado nas aulas (consoante o centro escolhido), seguro de viagem até 31 dias, alojamento em casa de família de acolhimento ou no centro colaborador escolhido e programa de atividades para ocupação de tempos livres, quando aplicável, e conforme contemplado no programa.

O preço não inclui viagem de avião de Portugal para o centro colaborador escolhido e do centro colaborador para Portugal, deslocações a partir e de para qualquer aeroporto, despesas pessoais, tais como deslocações incluindo mas não limitadas ao aluguer de carro, táxis e outros meios de transporte para quaisquer locais e/ou eventos, passeios turísticos, compras, quaisquer taxas, chamadas telefónicas e despesas por excesso de bagagem, taxa de visto – se for caso disso -, seguro de saúde, taxas de inscrição nos exames, excursões opcionais, outras aulas e atividades culturais ou desportivas não contempladas no programa, os quais correrão por conta exclusiva do aluno.

 

FORMAS DE PAGAMENTO

* Cheque

* Transferência bancária: NIB: 0007.0008.00414490008.42 (indicando no descritivo da transferência o apelido e o nome do aluno, bem como o destino. Exemplo: SILVA DA COSTA António-Paris). Anexar fotocópia da transferência ao formulário de inscrição;

* Em dinheiro ou multibanco

 

CANCELAMENTOS

Qualquer cancelamento deve ser efetuado por escrito (via e-mail ou correio) até 7 dias antes da data da partida.

Neste caso, faturam-se €200 a título de despesas de gestão e cancelamento da estadia programada, sendo o remanescente do valor devolvido ao aluno.

No caso de não comunicação do cancelamento à Alliance Française ou à escola onde o aluno tenha procedido à respetiva inscrição até 7 dias antes da sua partida, apenas será devolvido ao aluno 50% do valor do curso.

 

DESISTÊNCIA

A Alliance Française considerar-se-á totalmente desvinculada das suas obrigações contratuais em caso de não participação, falta ou desistência do programa por parte do participante após o início do mesmo, não havendo lugar a qualquer reembolso.

 

NORMAS E RESERVAS DO ORGANIZADOR

O estudante deve cumprir a idade mínima e os requisitos específicos detalhados em cada programa. Por uma questão de segurança, cada menor inscrito num programa “adulto” (programa destinado a alunos maiores de 16 anos) será alojado numa família de acolhimento.

Cada participante obriga-se a cumprir as normas habituais de convivência estabelecidas pela família anfitriã ou pela residência onde fica alojado, bem como as normas e regras que regem o centro colaborador onde realizar as suas atividades, devendo sempre agir em conformidade com a ética e os costumes do país.

Em caso de falta disciplinar grave, mau comportamento repetido e incumprimentos das normas, o participante poderá ser expulso, correndo por sua conta ou do respetivo encarregado de educação ou tutor todos os custos originados pelo regresso, assim como as possíveis indemnizações devidas pelos danos e prejuízos a terceiros, sem direito a reembolso da parte do programa não realizada.

 

DOCUMENTAÇÃO PARA A ESTADIA

Para efeitos da viagem os alunos portugueses menores de idade devem ter em sua pose o passaporte, o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão e autorização dos respetivos encarregados de educação ou tutor. Os portugueses maiores de 18 anos devem ter em sua pose o passaporte, o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão.

Todos os alunos que necessitem de visto terão a responsabilidade de obter toda a documentação necessária para o efeito.

 

ALOJAMENTO

O período de alojamento tem início na tarde anterior ao início das aulas e termina na manhã posterior ao último dia de aulas, salvo algumas exceções devidamente assinaladas no curso selecionado.

Caso a sua reserva de bilhetes de transportes não coincidir com as datas indicadas pela Alliance Française para o início dos cursos, esta não assumirá qualquer responsabilidade ou custo referente à permanência no país fora do prazo previsto.

 

FERIADOS

Salvo informação em contrário, não haverá aulas nos dias de feriado oficial do local onde se realiza o curso. Não haverá aulas de compensação de feriados oficiais.

 

FALTAS E ATRASOS

O aluno não tem direito a qualquer reembolso ou compensação de aulas no caso de atraso ou falta às aulas do seu curso.

 

RESPONSABILIDADE

A Alliance Française responderá perante o aluno pelas perdas e danos que este sofra por causas imputáveis à Alliance Française a título de dolo ou culpa grave. Em caso algum será a Alliance Française responsável por (i) danos que sejam, no todo ou em parte, decorrentes do ou provocados por falsidade, ocultação ou qualquer outra conduta do aluno que seja dolosa ou negligente, ou não realizada de acordo com os princípios da boa-fé, ou por (ii) incumprimento da Alliance Française decorrentes de causas que estejam fora do seu controlo.

 

RESPONSABILIDADE DURANTE O TRANSPORTE

A prestação da Alliance Française não inclui a viagem desde Portugal até ao centro colaborador, nem do centro colaborador até Portugal. Por isso, em caso algum, a Alliance Française ou os seus centros colaboradores poderão ser responsabilizados por problemas ocasionados durante as viagens.

 

RECLAMAÇÕES

As reclamações devem ser apresentadas por escrito à Alliance Française no prazo máximo de 30 dias após a ocorrência dos factos, sob pena de não ser atendida.

 

LEI APLICÁVEL

O contrato celebrado entre o aluno e a Alliance Française rege-se pela lei portuguesa.

 

ACEITAÇÃO DAS NORMAS E CONDIÇÕES GERAIS

A inscrição num programa implica a total aceitação pelo aluno ou no caso, deste ser menor pelo encarregado de educação ou tutor das presentes condições gerais, assim como das normas e regras do centro colaborador estrangeiro.

(+ 351) 212 400 169